Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Aplicação de Matemática na Medicina

Refere-se a todos aquele métodos e ferramentas matemáticas que podem ser utilizados na análise ou solução de problemas pertencentes à área das ciências da saúde ou da medicina. Muitos métodos matemáticos têm resultado efectivos no estudo de problemas de saúde, devindo na implantação progressiva da matemática médica.
A definição não é absolutamente estrita, já que, em princípio, qualquer parte da matemática poderia ser utilizada em problemas de saúde; no entanto, uma possível diferença é que se tenta o desenvolvimento da matemática "para a saúde", isto é, para o âmbito do processo saúde-doença. E, em menor grau, "para dentro", ou seja, para o desenvolvimento das matemáticas mesmas.
A matemática aplicada é usada frequentemente em diferentes áreas da medicina.
Áreas da matemática com frequentes aplicações à medicina:

Áreas de Aplicação

Importância

A importância fundamental da matemática médica radica em sua capacidade expresiva, com respeito a uma alegada insuficiencia de exactidão que podem apresentar os modelos linguísticos. Seu relevancia biomédica veio-se demonstrando claramente e validando via experimentación rigorosa.
É pertinente que este campo investigativo seja divulgação científica|divulgado]], devido a que permite precisar e sintetizar o que fica disgregado em centos de páginas em alguns textos teóricos e na experiência mesma do pesquisador, lhe dotando de uma grande versatilidad para a resolução, em base a números, dos problemas de saúde que acossam à família humana.

7 comentários:

  1. Realmente como dizia Pita "O segredo do universo está escondido nos números", onde você olha existe matemática mesmo numa profissõa tão humana como a Medicina, por isso foi muito importante postarmos esta reportagem espero que gostem. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. eu não gostei nadinha, não me ajudou em nada mas a sua frase é legal... só falo o q eu penso decupa se magoua

    ResponderExcluir
  3. Saudações!

    Por que na equipe só tem mulheres? É preconceito ou não teve um candidato para fazer parte dela?)

    Abraços!!!!!

    ResponderExcluir