Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Técnicas de memorização

Você já passou por aquela horrível experiência de ter estudado e depois esquecer tudo na hora da prova? 

Então conheça técnicas de memorização para estudantes que vão ajudar você a estudar e não esquecer a matéria estudada. Não é truque e não é milagre. Só funciona se você estudar e, simultaneamente, utilizar as técnicas adequadamente.
Você sabia que, quase 50% do conteúdo memorizado por leituras repetidas é perdido depois de
apenas 2 horas? Então, adicione e combine aos seus estudos rotineiros as melhores técnicas de estudo.
Você pode conseguir resultados incríveis nos seus estudos, utilizando-se do método da associação,
em que você une o que lhe é conhecido, com aquilo que você quer reter na memória. 
Experimente!

Exitem 3 metodos:
  • Repetição - Consiste em você ler e reler várias vezes um texto para poder lembrar-se dele depois, ou seja, trata-se da repetição contínua de um texto, em voz alta ou não, com a finalidade de decorá-lo.
  •  Associação - Consiste em associar algo que está sendo estudado (nova informação) a uma coisa com a qual você já esteja familiarizado. Associa-se, desta forma, algo difícil de lembrar com algo fácil de lembrar. Podemos associar o que queremos memorizar com uma rima, com a palavra de origem, com uma associação de fonemas, ou transformar a informação numa imagem mental, associado-a com outra imagem.
  • Empilhamento - Neste método damos vida àquilo que queremos lembrar, fazendo cada item a ser lembrado aparecer representado em nossa memória por uma figura, utilizando muita irreverência, cor, exagero e movimento. Vamos então empilhando, literalmente, uma figura sobre a outra, através de algum detalhe, aquele que lhe pareça mais interessante. 


Lembre-se nada cai do céu então dedicação, organização, motivação e técnicas adequadas são fundamentais é impossível fazer com que todo o estudo seja interessante, mas é importan te que o estudante mantenha-se sempre interessado.

Um comentário:

  1. Provas importantes as vezes são muito assustadoras e nos deixam nervosos, usar um metodo de assimilação do assunto que combine com você é crucial para que não hajam "brancos" e todo o tempo de estudo seja jogado fora, sai vemos a importância deste post e suas três formas de aprendizado diferentes, espero que aproveitem. Orbigada

    ResponderExcluir