Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mulheres 0 X 10 Números

A polêmica sobre o aparente fracasso feminino com os números e as contas surgiu em 2005 com o economista Lawrence Summers, na época reitor da Universidade de Harvard, ele defendia que causas da fisiologia feminina estariam por trás da maior facilidade das mulheres para leitura e dos homens para ciências exatas. A hipótese, no entanto, é difícil de ser comprovada experimentalmente, mas um estudo recente feito pela Universidade de Chicago traz fortes evidências de que o baixo desempenho de meninas em matemática tem origem na falha da didática daquele que ensina.

        Os pesquisadores avaliaram, no início e no final do ano letivo, os níveis de ansiedade de 17 professoras americanas de ensino fundamental em relação às aulas de matemática, o que segundo os autores reflete sua insegurança no exercício da disciplina que é a base para as demais ciências exatas. Ao do ano letivo, os dados apontaram uma ligação negativa entre os níveis de ansiedade das professoras e as notas das meninas, diferente do observado no início do ano, quando a diferença entre os sexos não era significativa. Segundo os autores, por alguma razão as alunas são mais sensíveis à insegurança das professoras e tendem a reproduzi-la, o que não ocorre com os meninos.
 



               


 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário